sábado, 27 de junho de 2009

"Luxa" fora do Verdão

Guaratinguetá/Taubaté (F.M.)-27/06- A quarta passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Palmeiras não chegou a ser tão brilhante quanto a primeira entre 1993 e 94, quando o Verdão foi bicampeão paulista e brasileiro. Na segunda vez, entre 95 e 96 apenas um Estadual e em 2002 nada de títulos. Desta vez, ele chegou no início de 2008, vindo do Santos, em substituição a Caio Júnior, que tinha a vaga na Libertadores na mão durante o Brasileiro, mas deixou escapar após vários tropeços no fim do campeonato, o que lhe custou o cargo.

O início do treinador foi promissor, pois o Alviverde venceu o Paulistão após 12 anos de jejum. Por coincidência, a última conquista estadual, em 1996, havia sido alcançada justamente sob o comando de Luxemburgo. Na Copa do Brasil, a eliminação veio nas oitavas de final, diante do Sport Recife, após uma goleada por 4 a 1, na Ilha do Retiro. A equipe pernambucana acabaria se sagrando campeã do torneio nacional. No Brasileirão, o quarto lugar assegurou a vaga na Libertadores após duas temporadas sem participar da competição continental.

Em 2009, a conquista do torneio sul-americano era o mais importante projeto do clube tanto que após fazer a melhor campanha na primeira fase do Paulistão e ser eliminado pelo Santos, o quarto colocado geral, na semifinal, o seu emprego não chegou a correr nenhum risco. Afinal, se o sonho do bi estadual chegara ao fim, a difícil classificação às oitavas da Libertadores graças a um gol de Cleiton Xavier sobre o Colo Colo no finzinho da partida era uma realidade.


Na fase seguinte, o confronto diante do Sport, que foi primeiro colocado do seu grupo na etapa anterior, decidido apenas nos pênaltis, credenciava o Verdão a ir mais longe na competição. É verdade que Luxa esperava que o seu time chegasse ao auge apenas no Brasileirão, mas admitiu que algumas etapas foram queimadas ao longo do caminho e já podia vislumbrar uma conquista inesperada. No entanto, o Nacional, do Uruguai, acabou estragando a festa alviverde graças a um gol marcado na casa do rival.

Após a eliminação, a torcida começou uma campanha para derrubar o treinador que contou com pichações no portão do clube e até site na internet. Mas a diretoria parecia disposta a apostar no trabalho a longo prazo tanto que Luxa já começava a se concentrar no Brasileirão com o objetivo de novamente se classificar para a Libertadores, um título que ainda falta em seu currículo.

Luxa é o treinador de melhor aproveitamento na história alviverde com 68% e o segundo que mais vezes dirigiu a equipe palestrina. Osvaldo Brandão, que tem 66% de aproveitamento, esteve à frente do Verdão em 580 jogos contra 367 de Vanderlei, que soma 221 vitórias, 81 empates e 65 derrotas.

Nenhum comentário: